No Brasil existem 32 partidos registrado no Supremo Tribunal Eleitoral (STE), em 2014. Desse total nove contem a palavra social ou socialista no nome; oito tem como o trabalhador um lema; seis partidos apresentam o ideal da democracia como parte da sua constituição; três carregam em sua teoria os valores cristãos e dois tem o comunismo como ideal; já o restante apresenta um certa variedade quanto a escolha de seus nomes como: Partido Verde, Partido Humanista da Solidariedade, Partido da Causa Operária, Partido da Pátria Livre e alguns outros.

Apesar da grande variedade menos de dez partidos possuem relevância no cenário político brasileiro, sendo os chamados “nanicos” para ter alguma visibilidade são obrigados a aliarem-se a um partido maior, da mesma forma que os grandes para terem maior poder de decisão se aliam aos pequenos.

E todos os anos novas propostas são apresentadas para a criação de mais partidos, mas a pergunta é: precisamos de tantos partidos assim?

A maioria dos partidos possuem objetivos semelhantes com um ou dois outros partidos, dessa forma a medida mais lógica seria a união e não a criação de uma legenda a cada desavença que possa surgir. No entanto, por mais que determinados partidos tenham nomes e ideias parecidos suas atuações são diferentes e isso deve ser levado em conta.

Se a conta de 32 partidos parece um tanto quanto absurda, entre 1945 e 1969 existiram 62 partidos no Brasil das mais diferentes correntes, boa parte deles representava demandas ou grupos específicos da sociedade civil da época, a maioria desses partidos tiveram seus registros cassados e com isso foram extintas. Mas nós reclamamos de “barriga cheia”, nos Estados Unidos existem o chocante número de 76 partidos, sendo o partido Republicano e o Democratas os principais de maior representatividade – como o PSDB e PT aqui.

Entretanto, uma coisa é certa e de consenso geral, uma mudança deve ser feita na política brasileira para que ela se torne novamente uma fonte de interesse e esperança para aqueles que só veem na política sujeira e descrédito.

Deixe um comentário