Como anda seu nacionalismo hoje? Provavelmente você diga que vai bem, mas será que vai bem mesmo?

O brasileiro em sua história nunca foi um povo muito nacionalista, de bater no peito e dizer EU SOU BRASILEIRO! E ninguém pode o culpar por isso, já que inúmeras coisas digamos de má qualidade ou de índole duvidosa façam com que a população não de importância para eles e acaba por não se importar com tudo o mais.

Em certos momentos esse patriotismo hoje morto, foi muito presente nas atitudes e pensamentos da época, como na republica ou então no populismo de Vargas, em que se tinha orgulho de conversar e discutir sobre o seu pais onde o amor pela terra mãe era vidente e sentido pelas pessoas em seus gestos e palavras, ou em movimentos literários como o romantismo.

Minha terra tem palmeiras;

Onde canta o sabiá;

As aves que aqui gorjeiam;

Não gorjeiam como lá;”  Gonçalves Dias

 

   Hoje em dia nos brasileiros não damos atenção a esse amor perdido, não nos importamos em tentar melhorar o que achamos que esta ruim ao contrario fechamos nossos olhos e nos tornamos coniventes com o que criticamos; pura hipocrisia.

Nosso país é maravilhoso e não damos valor, não somente em época de copa do mundo ou em olimpíadas ou coisas desse tipo; devemos sim exercer nosso amor todos os dias.

Grande parte dos brasileiros não sabem cantar o hino nacional, ou então se sabem não é corretamente, o que é uma tristeza já que o nosso hino é sem duvida um dos mais bonitos do mundo se não o melhor. Vamos gente batam no peito e digam EU AMO MEU PAÍS, EU SOU BRASILEIRO, convivamos com os nossos erros e defeitos mas acima de tudo façamos por corrigi-los e não somente sentar e observar; somente criticar sem nos mover e construamos um pais melhor, não invejemos os outros países ditos “melhores” que o nosso pois eles não são.

Tenhamos esse amor, construamos. Não serei hipócrita dizendo que sou a maior patriota, nunca fui de falar bem do Brasil, mas quer saber aprendi a amar esse país e a querer muda-lo desde as pequenas coisas e quem sabe as grandes um dia, esse é o nosso dever como população e é isso que devemos fazer.

Anúncios

Um comentário sobre “Nacionalismo

  1. o nacionalismo no brasil n é forte devido ao enorme numero de misturas de raças e culturas diferentes, o que causa certa abrangencia quase sempre ficando de lado a cultura do proprio país sendo elevado o país de origem da familia e as vezes mesmo impregnando a nossa propria cultura tirando-a do seu foco principal, entao fica complicado torna os brasileiros nacionalistas muito menos patriotas, ja que nossa nação é uma grande mistura, entao sua propria cultura acaba sendo esquecida. e maioria dos escritores que realmente eram nacionalistas eram portugueses imigrantes, jesuitas ou ate mesmo exilados que se apegaram ao clima do brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s